Um blog sobre essa galera que habita as florestas e as cidades sem problemas com idiomas, enfim, esses e outros personagens de HQ, games e desenhos animados que nos cativam desde os tempos do Gato Phélix até hoje - os meus, e todos os seus concorrentes. Além de falar um pouco também sobre os aspectos técnicos desses personagens, afinal um dia eu ainda desenharei feito gente. Seja bem vindo ao mundo encantado de Igor C. Barros, e cuidado com o degrau!

sexta-feira, março 30, 2007

Vem cá, eu te conheço?

Muito prazer,
Coelho Oswaldo.

Já me pediram pra escrever sobre esse assunto há mais de 2 anos, mas eu não sabia nada a respeito. Agora eu sei... um pouco.
O Coelho Oswaldo foi possivelmente o primeiro personagem criado por Walt Disney, quando ele não trabalhava sozinho. Quem diria, hein, o Waltão catando o busa? Pois é...
Quando ele criou sua própria empresa (que hoje é aquela tal de Walt Disney Company), os direitos desse personagem acabaram ficando de fora, assim como aconteceu com os personagens do Tom Cavalcante, Ribamar e Pitbicha, quando ele saiu da Globo.
Daí que nasceu Mickey Mouse, que, como os venusianos devem saber, foi um colossal sucesso. Muito embora o Oswaldo tivesse passado a ser utilizado pela Universal, ainda assim não chegou nem perto de ser um rival para MM. É engraçado, porquê até então, o "Coelho Oswaldo" que eu conhecia era um em tons de laranja que já foi visto em antigos gibis do Pica-Pau, não parece absolutamente nada com o nosso amigo aí em cima.

Aliás, porquê será que eu acho que os Animaniacs beberam um gole generoso na fonte do Coelho Oswaldo, hein?... (Tudo bem que as imagens que se vêem acima parecem ser uma execução moderna do personagem, mas que ele é a cara do Wakko Warner, isso é! O personagem também lembra os primeiros personagens do Matt Groening, da tira "Life in Hell", que em "Simpsons" são uns bonequinhos que a Maggie brinca com eles às vezes - mas pode ser proposital, vai que o Matt chegou a conhecer o personagem antes de ser quadrinista, sei lá.)

A Disney ("a", agora a empresa criada pelo mesmo) recentemente, no entanto, conseguiu retomar os direitos do personagem. Que aparentemente, não sei por quê, me dá a impressão de que se bem utilizado, pode dar um novo "gás" a produtora, como eles nunca tiveram antes. O "gás" que eles estavam precisando em tempos de rivalidade cada vez maior. Mais ou menos como o Taz, na Warner Bros. dos anos 90 - um outro personagem, dos mesmos criadores (a menos que eu esteja enganado, aí eu preciso pesquisar) assim como é o Oswaldo. (Aliás, sei lá se o personagem já tem nome oficial em português, mas provavelmente vão querer escrever assim para lhe conferir uma certa personalidade - algo que, segundo dizem, phalta em seu maninho Miquéias da Silva Mouse... É o que eu falo, gente, uma outra Disney é possível, é só eles quererem.)

Ah sim: em Tiny Toon Adventures, um episódio homenageia os desenhos em p&b, e os personagens coelhos Perninha e Lilica, no estilo da época, também são incrivelmente parecidos com o Oswaldo mostrado na imagem acima. Em breve, se eu achar mais coisas, mais Oswaldo pra vocês.

2 comentários:

Icarix Ace disse...

Beleza, valeu pelo post! Agora que já conhece, hehe!
E não se preocupe, já era chamado de Coelho Osvaldo nos quadrinhos do Pica-Pau da Editora Abril, com dois filhos a tira-colo!
E conforme vi em um site que não me lembro, Oswald foi moeda de troca com um narrador de futebol americano, saindo da ESPN e ABC para a NBC Universal! Levando de lambuja os 26 curtas feitos por Walt Disney! Bob Iger levou o agradecimento 'eterno' da filha, Diane Disney!

Ao menos, o wikipedia até agora confirma essa história:
http://en.wikipedia.org/wiki/Oswald_the_Lucky_Rabbit

E, aparentemente, temos 3 curtas de Oswald, the Lucky Rabbit no YouTube, aqui um deles:

http://www.youtube.com/watch?v=c9LmDpMO2k0

E você não se enganou: o último curta foi aquele especial musical de Páscoa, 1943, na fábrica de ovos, que passava no SBT, já sendo cor creme há algum tempo!

Espero ter contribuido! Até a próxima!

Icarix

Anônimo disse...

pq vc nao cria um site no estilo do jbox, porem com desenhos furry?