Um blog sobre essa galera que habita as florestas e as cidades sem problemas com idiomas, enfim, esses e outros personagens de HQ, games e desenhos animados que nos cativam desde os tempos do Gato Phélix até hoje - os meus, e todos os seus concorrentes. Além de falar um pouco também sobre os aspectos técnicos desses personagens, afinal um dia eu ainda desenharei feito gente. Seja bem vindo ao mundo encantado de Igor C. Barros, e cuidado com o degrau!

quarta-feira, março 28, 2007

Disney tira personagem do contexto para concorrer com Hello Kitty

Marie, uma dos protagonistas do desenho Aristogatas - o último aprovado por Walt Disney e lançado após su muerte (inclusive, foi o sucesso deste desenho que trouxe um novo ânimo à empresa, mostrando que ela continuaria a fazer sucesso sem Walt) - deu pra de repente, aparecer sozinha, desacompanhada de Duquesa e seus bródis Tolouse e Berlioz em algumas mochilas, material de papelaria, tal e coisa e coisa e tale.
Pra mim, esse fenômeno só tem uma explicação: Hello Kitty. A personagem nipônica vive em 2007 talvez o seu auge de popularidade, com o lançamento de produtos de grande porte levando sua imagem, como guitarras (disponíveis no Brasil!), televisores e até hard disks.
Talvez escolada por outros personagens que a incomodaram, como já aconteceu com Topo Gigio (mas não aconteceu com Joe Camel e Super Mario, outros que já foram, por algum tempo, mais populares que Miquéias de Souza Mouse), a Disney resolveu tirar a personagem da gaveta - e mais do que isso, tirar ela de contexto como possivelmente só os fãs fazem com os personagens que curtem! Ou vai dizer que você que faz fan art segue à risca 100% das coisas do original? Isso só é possível em universos amplos e com regas muito bem definidas, como "Jornada nas Estrelas", "Star Wars"... - não em séries e longas animados como esses (com algumas exceções: "Simpsons", "South Park" talvez, etc>).

No entanto, o mundo dos desenhos, que tanto despreza as leis da phísica, parece ter aplicado aqui a Lei de Newton, pois parece ter havido uma reação da Sanrio... "Hello" ('tis grila, isso é nome de gent... digo, de bixanos?!) não vive sozinha em seu universo, ela é acompanhada de trocentos outros personagens, inclusive phelinos como ela. E uma delas, Charmmy (que aparenta ter sido criada recentemente) parece uma versão de Marie feita no estilo da Sanrio! Mesmo porquê... você está sentado?
Charmmy é o mais novo PET de Hello!!! Entendeu? Ela anda de quatro! É algo como o Pateta dizendo a Pluto: "Sit! Junto!"... O que mostra que Hello é uma furrie, não uma gata no sentido mais literal da palavra!!
No meu universo de personagens isso seria simplesmente um desastre (tanto é que no mundo de Rosalyn, "animal" é apenas um elogio e nada mais). Mas é la más pura realidad.
No site da Sanrio há a biografia de todos os personagens da, digamos, série. Embora eu acho que seja mais fácil alguém decorar os nomes de todos os Pokemóns.


Não sei por quê, mas eu acho que a personagem não-furry Pucca tem alguma coisa a ver com a HK. Pelo menos as diretrizes principais do estilo de ambas são praticamente as mesmas, os personagens são quase como logomarcas de multinacionais, clean até não poder mais (ih, rimou!...)

PS: O site da Sanrio tem um FAQ um tanto antipático (ou mal vertido para o inglês, espero que seja isso) no qual eles dizem que HK "fala pelo coração" e por isso não tem boca. Engraçado, eu pensei que sua boca não era especificada quando em repouso, como acontece com o pessoal de "Snoopy" e "Dilbert", entre vários outros... Mas HK tem boca sim, na série animada que já foi exibida pelo Boomerang, e posso dizer que isso foi muito bem adaptado pelos produtores dessa série.
Outra coisa: Segundo o site Animatoons, outros personagens Disney também estão sendo tirados de contexto, como Sininho e Tambor (coelho em "Bambi") e dando origem a novas linhas de personagens. Que cosas, no?... Pois é, gente, uma outra Disney é possível!
Sanrio: www.sanrio.com.br, www.sanrio.com e www.sanrio.co.jp

Nenhum comentário: