O que aconteceu para um personagem com este visual
viver a penúria em que vive? Com a palavra, os telespectouvintes
Nascido em 1997 (ao menos no Brasil), quando a Nestlé introduziu seus cereais matinais por aqui através da parceria com a empresa General Mills, o urso Snow foi criado para combater um rival histórico e de larga experiência: o tigre Tony, há trocentos anos o mascote dos "sucrilhos Kellogg's".
O pior de tudo isso é que Snow entrou de salto alto no mercado, enfrentando um Tony um tanto enfraquecido. Desde mais ou menos 1998, Tony não aparecia muito bem desenhado nas embalagens (já chegou a ser até substituído, nos EUA, por atores e personalidades), fora o fato do personagem ser, digamos, un tanto viejo... ao contrário de Snow, que representava uma coisa nova, criativa, inédita, diferente! Uma espécie de Rosalyn dos cereais matinais. Dava pra ganhar fácil, mas... nem sempre as coisas saem como a gente quer, ainda mais quando nós somos meros cartunistas, não publicitários.
(PS: isso é só no Brasil. Tony acaba de ganhar um novo layout muito melhor, nos EUA, e que aos poucos começa a chegar ao Brasil. Segue, ténica, segue.)
Snow nasceu com outra cara, totalmente diferente, mais "cartoon". Chamava a atenção pelo seu vestuário, que de longe lembrava streetwear - só que o streetwear de verdade não tem essa combinação de boné amarelo, camisa vermelha e camiseta azul! Mas tá valendo. E pela atitude completamente 'cool', tratando as crianças como iguais, não com o ar professoral de Tony, que antigamente, as vezes até parecia saído de alguma fábula de Esopo, tamanho o estranhamento (muito embora, atualmente, eles tenham mudado isso também em Tony).
Isso fora as críticas que ele começou a despertar por causa da história de que ele daria um toque "a mais" de açúcar nos cereais - dizem as más línguas que o açúcar faz mal à saúde, sabe, aquela história (e álcool, que realmente faz, ninguém fala nada!)
Bem, o tempo passou e... Snow muda de cara pela primeira vez. Não temos registro dessa fase. O visual agora é sem linhas pretas, com linhas "coloridas" (que nem os Looney Tunes atualmente) e sem sombreamento. O personagem continua sorridente, como Timão de "O Rei Leão". OK.
Apesar de seguir muitas regras do chamado "bom design", o Snow desse jeito deve não ter dado certo, porquê o visual mudaria de novo, em 2004, para aquele que abre esta matéria, lá em cima. Um visual, digamos, profissional. Cheguei até a suspeitar que a Disney tivesse algo a ver com isso, já que o merchandising de todas as produções da Disney, de Mulan em diante, foi feito no Snow Flakes. Mas parece que não tem nada a ver.
Repleto de detalhes, de cavanhaque, sem óculos, sem boné, sem camisa aberta, sem disparar raios pelos dedos (que ficaram muito menos roliços do que em 1997) e em perspectiva, Snow tinha tudo para ser para o tigre Tony o que Topo Gigio, Joe Camel e Popeye foram, durante alguns anos, para Mickey Mouse (sendo que os dois primeiros nem desenhos eram!) Mas, mesmo com o outro lado não tendo desenhistas tão bons, não foi bem isso o que vem acontecendo...
Como é que pode isso??? Tony está em pior estado do que a paródia do Cláudio Lembo feita pelo Pânico na TV! E como é que um personagem com essa cara parece não estar dando tão certo quanto deveria?
A propósito, este blog está introduzindo possivelmente as maiores imagens do personagem disponíveis na Internet, tamanha é a indiferença do público à este personagem!
Sendo que uma delas é captura de televisão - "Bom Dia Mulher", da RedeTV!, onde uma apresentadora fazia merchandising da Nestlé em 2005.
Snow atualmente é um personagem que anda de skate, coisa que o personagem nunca fez com sua cara antiga. Apareceu apenas de uma forma um tanto pobre, em computação gráfica, que ficou muito atrás do desenho.
E outra coisa... e esta é um tanto desesperadora: o visual atual do personagem parece ter sido um insight de seu realizador, porquê até hoje só foram vistos mais dois desenhos do personagem, já em posição normal, e ambos são bem inferiores ao desenho principal.
Porquê é um insight? Principalmente pela idéia de mostrar o personagem em perspectiva, de baixo pra cima, fazendo ele parecer mais forte do que realmente é - na verdade, trata-se de um personagem com o físico normal...
Tony é "marombado" desde 1985, segundo o site da Kellogg's norte-americana, porquê foi nessa época que se deu o boom das academias de ginástica nos EUA e aqui no Brasil (eu me lembro da Silhouette, naquele shopping center que fica do lado da Gazeta, na Avenida Paulista, cuja dona fez até um comercial de televisão cujo bordão pegou: "*ram ram* Melhor!!"). E permance assim até hoje (muito embora eu, balzaquiano, não me lembre de nenhum outro visual de Tony que não o atual).
Snow está AUSENTE de sites oficiais da Internet, só aparece palidamente no site www.nestle.com.br, pequeno e perdido, enquanto Tony tem muito mais destaque no site da Kellogg's (também, é o carro-chefe de sua empresa).
Na verdade, eu diria que não fosse o fato de o produto ser da Nestlé, a maior empresa de alimentação do mundo, que ganha rivers of money com seus produtos (vai comprar Nestlé pra ver se é barato!), é provável que hoje em dia Snow e seu cereal açucarated ficassem apenas na saudade.
A propósito: a Nestlé, nos EUA, comercializa o Frosted Shreddies, que são cereais INTEGRAIS açucarados. A versão sem açúcar chega a ser servida na rede de ensino. E nos EUA, a Kellogg's vende o Sucrilhos com 1/3 A MENOS de açúcar - exatamente o contrário da proposta inicial do Snow Flakes.
Caramba, estou vivendo o fim de uma era!! O que é, digamos, uma pena - muito embora o que vem a seguir não tem nada a ver com alimentação. É que eu quero um dia desenhar tão bem quanto o cara que fez esse visual atual do Snow Flakes, que eu não consigo saber de forma alguma quem e daonde seria. Só faltava ser o Sérgio Morettini de novo... Quando a hora e a vez do urso Snow vai chegar??? Com a palavra, a Nestlê... ops, digo, Nestlé.
Um blog sobre essa galera que habita as florestas e as cidades sem problemas com idiomas, enfim, esses e outros personagens de HQ, games e desenhos animados que nos cativam desde os tempos do Gato Phélix até hoje - os meus, e todos os seus concorrentes. Além de falar um pouco também sobre os aspectos técnicos desses personagens, afinal um dia eu ainda desenharei feito gente. Seja bem vindo ao mundo encantado de Igor C. Barros, e cuidado com o degrau!
sábado, julho 22, 2006
Urso Snow, uma história de phracasso
Palavras-chaves & Chapolin:
advertising,
cereals,
characters,
drawing,
icons,
Nestlé,
Snow Bear,
Snow Flakes
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário