No site Disney Legends (em ingrêiso) é possível acompanhar a biografia de "a shovel of people" (uma pá de pessoas) que, com ou sem Walt Disney, construíram aquela empresa e a fizeram ser o que é hoje. Muitos já phaleceram, e todos os citados já são aposentados. Seria a versão Disney do site do Milton Neves...
Eu acreditava que a Disney meio que "ocultava" seus talentos individuais e os reunia sob um mesmo guarda-chuva. Felizmente, não é bem isso o que acontece, pelo menos nos EUA - esse assunto é pouco abordado aqui no Brasil. Nesse site, por exemplo, tem a página de um velho conhecido nosso: Thurl Ravenscroft, dublador e cantor profissional que já fez muito pela Disney (embora o texto pareça llupado do site "All Things Thurl", mas tudo bem.)
Assim como acontece aqui no Brasil, onde Maurício de Sousa desenha bagarajj (Hoje, é claro, no começo da carreira era pior do que eu, que não sou grande coisa), só que com algumas ajudas, é craro, de pessoas como a saudosa Rosana Munhoz, Olga Yuhara, e... rapaz, o chato é que agora, o que me vem a memória é tudo ex-desenhista dele, como Márcio Nicolosi, Aluir Aimâncio, os dois que fazem o gibi do Senninha, além da poderosa Raquel Gompy (que também já passou pela Disney). Dscurpaê, Maurício, ando meio por fora do Mauriverse, inclusive até tomei alguns sustos ao ver na Wikipedia a descrição de como é a TdM hoje.
Na verdade, uma iniciativa semelhante bem que poderia ser adotada em relação ao pessoal que fez as HQs da Disney made in Brazil. Até hoje eu gostaria de saber quem era o "homem-normógrafo" que era letrista de algumas HQs nos anos 80... Ou mais recentemente, o responsável pelas HQs do Morcego Verde - o cara saía do estilo e fazia algumas ilustrações em estilo Marvel/DC, é muele?!
Um blog sobre essa galera que habita as florestas e as cidades sem problemas com idiomas, enfim, esses e outros personagens de HQ, games e desenhos animados que nos cativam desde os tempos do Gato Phélix até hoje - os meus, e todos os seus concorrentes. Além de falar um pouco também sobre os aspectos técnicos desses personagens, afinal um dia eu ainda desenharei feito gente. Seja bem vindo ao mundo encantado de Igor C. Barros, e cuidado com o degrau!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário