Um blog sobre essa galera que habita as florestas e as cidades sem problemas com idiomas, enfim, esses e outros personagens de HQ, games e desenhos animados que nos cativam desde os tempos do Gato Phélix até hoje - os meus, e todos os seus concorrentes. Além de falar um pouco também sobre os aspectos técnicos desses personagens, afinal um dia eu ainda desenharei feito gente. Seja bem vindo ao mundo encantado de Igor C. Barros, e cuidado com o degrau!

sábado, abril 05, 2008

Personagens por aí: Parks & Games

um phuro de Icarix Ace
E quando eu achava que estava sozinho e largado no universo só porquê não tinha grandes idéias para desenhar seres humanos, às vezes a Internet vem e nos surpreende positivamente.

A empresa Parks & Games, especializada em parques de diversões indoor (geralmente em shoppings), adotou três mascotes: Otto, Mike e Foxy, que são, no mínimo, uma grata surpresa. São personagens ao nível dos que estão na Internet no chamado "furdom". Tem muitos mascotes muito mais fracos por aí, e em empresas muito maiores!... (Veja as imagens desses personagens nas seções Revista e Brincadeiras - não sei por quê, uma seção que deveria mostrá-los, está vazia a ponto de os arquivos não constarem nem do site Internet Archive!)

Otto é um interessante coelho "standard" que não é albino e usa um brinco em uma das orelhas (até hoje só vi isso em uma tira do Fernando Gonsales, sem personagens fixos, além das minhas próprias produções). Mike é um pato azul-esverdeado, e antes que algum engraçadinho o chame de Plâquidâqui, ele tem um penteado à la Ciro Bottini... E, mais recentemente, fechando a zaga, entrou a raposa Foxy, um nome manjadíssimo nos EUA, mas excelente para uma personagem criada no Brasil, onde não tem nada disso. Ainda. (Vamos ver quem ganha essa batalha, nós ou a Dεsсiclорέdιа...)
Todos muito bem executados pelo Cléssio, Carlton, Creysson, sei lá, não enxergo direito o nome do cara nas imagens disponibilizadas pelo site. Aliás, considerando apenas personagens registrados na Biblioteca Nacional, Foxy pode ser considerada a primeira raposa "do bem" made in Brazil (a menos que eu esteja enganado - estou? Comente este post!)
Ou seja, não é só na Internet que o pessoal declara sua paixão pelos vilões das fábulas de Esopo (se bem que ele não contou nenhuma de gambás, mas cêis entendero.)
Embora hajam alguns "pobrema" à nivel Igor C. Barros. A cauda da raposa Foxy as vezes desaparece completamente... esse paradoxo chega a incomodar um pouco, mas, de resto, parabéns, Parks & Games, porquê nem tudo está perdido, Brasil!...

VELHIDADES NO IGOR C. BARROS CARTOONS
Falando em nem tudo estar perdido, uma coisa: Quero subir uma pá de imagens para o meu saite ophisial [http://www.igorcbarros.site88.net/]muitas mesmo. Mas para isso, a qualidade pode cair um pouco, porquê vou tentar executá-las de forma 100% analógica (só o scanner entra no processo, e o PS no ajuste de contraste e brilho).
O software de arte vetorial (termina com "trator", vocês sabem quem é) que eu estava usando era leve e estável e atendia todas as minhas necessidades, mas fiz a besteira de colocar a última versão dele, que é um elefante sem alça para este computador safra 2002. Então, vou tentar executar pelo menos o preto-e-branco de forma analógica. Já cheguei a fazer algumas ilustrações em cores por volta de 1997, quando comprei os lápis de cor que estão comigo até hoje, por nessa época estar fazendo um curso na Escola Panamericana de Arte, mas tive que sair de lá para me dedicar ao cursinho que me permitiria entrar em uma faculdade da qual sairia depois, ou seja, fiz a escolha errada... mas segue, ténica, segue... enfim, vamos ver no que vai dar.

PS: A última versão desse programa de arte vetorial não faz algo que eu gostaria imensamente que esse programa fosse capaz de fazer, variar a espessura do traço para cada um dos beziers, o que daria pra fazer uma imitação sensacional de arte-final "profissional". Não, o programa ainda não faz isso!!!

Um comentário:

Anônimo disse...

E o mais incrível, é que, quando se olha para os personagens da Parks & Games pela primeira vez, a reação é do tipo "pô, mas de qual desenho americano eles vieram"? Realmente, é um alento para o mundo corporativo nesses tempos bicudos! Que eles permanecam por muito tempo nesse ramo!
E acho que o Raposão da Turma da Mônica pode ser considerado também 'do bem' (apesar de ser algo mais 'ponto neutro do que qualquer outra coisa!)